Em entrevista, Lula diz que Dilma 'traiu' eleitorado
Em entrevista publicada no jornal El Mundo de domingo (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a postura de Dilma Rousseff, sua sucessora, que deixou o cargo por meio do impeachment.
Ele afirmou que Dilma “traiu o eleitorado” quando não cumpriu o ajuste fiscal anunciado, sem conseguir manter os gastos públicos. O primeiro erro, segundo Lula, foi a política adotada com as grandes empresas.
“Entre 2011 e 2014 foram exonerados R$ 428 milhões de reais e, quando Dilma tentou acabar com essa ajuda, o Senado não permitiu”, afirmou.
Possível candidato à presidência pelo PT, caso as acusações contra ele não prossigam, Lula ainda comparou a situação de Dilma ao que ocorreu no mandato de Fernando Henrique Cardoso em 1999, quando ele começou a “perder credibilidade”.
Contudo, na ocasião, “o presidente da Câmara era Michel Temer e ele o ajudou. Nós tivemos o Eduardo Cunha, que foi encarregado de rejeitar todas as propostas de Dilma. Foi ele quem produziu um impeachment ilegítimo. Nós tivemos o inimigo em casa”. contou.