Verão está chegando! Saiba os cuidados para evitar o câncer de pele


Segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça várias instituições no país se mobilizarão com programas de prevenção e conscientização da doença. “É importante falar do câncer de pele, alertar a população sobre os riscos que a queimadura solar pode causar no DNA celular da pele deixando a pessoa suscetível à doença no futuro”, alerta a dermatologista.

s três tipos de câncer de pele são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, sendo o terceiro o mais perigoso, uma vez que é o que mais leva a óbito as pessoas. Os sintomas mais comuns são mancha vermelha, pinta que mudou de cor, pinta que começou a coçar, uma bolinha que está crescendo e coçando, ou até mesmo uma ferida que está há certo tempo no corpo, forma uma casquinha e nunca cicatriza.

Para cada tipo de câncer de pele existem tratamentos específicos. O melanoma geralmente envolve cirurgia, radioterapia, quimioterapia e linfadenectomia. Já os outros cânceres também podem ser tratados com cirurgia ou por tratamentos à base de medicação.
“A prevenção é a principal medida para coibir o mal. As pessoas devem sempre usar protetor solar quando estiver exposto ao sol, reaplicar várias vezes com fatores altos e evitar o horário que o sol está mais quente.
Tecnologia do Blogger.