A serrinhense Virna Jandiroba defende o cinturão nos EUA
Maior evento de lutas de MMA feminino do mundo, o Invicta FC terá duas brasileiras disputando o cinturão peso-palha neste sábado em Kansas City, EUA. Será um confronto de lutadoras completamente opostas: a baiana Virna Jandiroba, atual campeã da categoria e oriunda do jiu-jítsu, contra a gaúcha Janaisa Morandin, desafiante natural do muay thai. O conflito de estilos tem transmissão ao vivo e exclusiva do Combate a partir de 20h55 (horário de Brasília).
Invicta em 13 lutas profissionais de MMA, Virna "Carcará" Jandiroba, 30, conquistou o cinturão com uma vitória por decisão dividida sobre Mizuki Inoue em março. Dez de suas 13 vitórias foram por finalização, e a baiana da academia Fight House não esconde que sua estratégia para este sábado é a mesma de sempre: levar para o chão e impor seu jiu-jítsu.
- Ela é muito agressiva e muito aguerrida, mas dá muita brecha no chão, e todo mundo sabe que o chão é minha especialidade. A estratégia é colocar a luta para baixo e finalizar. Não há muita novidade. Eu tenho bem confiança, mas não só isso. Esse é o meu jogo e todo mundo sabe qual é meu jogo. Não é bem a estratégia, mas é a forma como você conduz que determina as coisas. Sabe-se o que você vai fazer, mas não se sabe como você vai fazer, na hora que você vai fazer - comentou Jandiroba, em entrevista por telefone ao Combate.com.
De fato, a gaúcha Janaisa Morandin, 23, está bem ciente que a adversária pretende levar a luta para o chão. A "Princesa do Mal" é uma trocadora, com cinco de suas 10 vitórias vindo por nocaute.
- Ela é uma especialista no jiu-jítsu, assim como sou uma especialista no muay thai. Quem conseguir manter a luta na sua praia, vai levar. A luta começa em pé. Ela tem um jogo progressivo, então eu preciso bloquear os passos dela. Mas eu estou preparada para lutar no chão também, se for preciso - analisou a lutadora da Astra Fight Team.
A luta vale o cinturão e, potencialmente, uma chance no UFC. Doze das 18 campeãs que o Invicta teve até hoje fizeram a transição para o Ultimate, incluindo três das quatro campeãs peso-palha anteriores. Jandiroba prefere não pensar na possibilidade.
- Eu tenho tentado não criar expectativa, porque essa pergunta já foi feita outras vezes e eu não sei qual é o critério do UFC. Eu tenho tentado pensar no momento de agora. Se vier, será ótimo, senão, se tiver que defender o cinturão do Invicta novamente, vou defender quantas vezes forem necessárias - disse Virna.
Janaísa espera receber o chamado do Ultimate, mas garante que o cinturão do Invicta FC é seu foco. Ela conta que sonha com o título da organização feminina há muitos anos.
- O sonho da minha vida é estar no Invicta, porque, no começo, mulher não podia sonhar com o UFC, então para mim isso é a concretização de um sonho. Seis anos atrás, eu falei para minha mãe que eu lutaria neste evento, e eu nunca nem tinha lutado MMA, e hoje, com 23 anos, estou aqui disputando o cinturão do maior evento feminino mundial. Por isso, vocês podem com certeza esperar muita pancadaria, como eu gosto, mas uma atleta mais precisa, mais inteligente, mais estratégica, e sempre dando tudo, sempre deixando sangue, suor e coração.
O Invicta FC tem ainda a peso-mosca Daiane Firmino no coevento principal. Ela enfrenta a americana Pearl Gonzalez, ex-UFC e "queridinha" do público nos EUA. Confira o card completo do evento:
Invicta FC 31
1º de setembro de 2018, em Kansas City (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-palha: Virna Jandiroba x Janaisa Morandin
Peso-mosca: Pearl Gonzalez x Daiane Firmino
Peso-galo: Shanna Young x Lisa Spangler
Peso-palha: Mallory Martin x Ashley Nichols
Peso-mosca: Miranda Maverick x Victoria Leonardo
Peso-átomo: Kelly D'Angelo x Lindsey VanZandt
Peso-palha: Helen Peralta x Kay Hansen
Peso-pena: Audrey Drew x Holli Salazar
1º de setembro de 2018, em Kansas City (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-palha: Virna Jandiroba x Janaisa Morandin
Peso-mosca: Pearl Gonzalez x Daiane Firmino
Peso-galo: Shanna Young x Lisa Spangler
Peso-palha: Mallory Martin x Ashley Nichols
Peso-mosca: Miranda Maverick x Victoria Leonardo
Peso-átomo: Kelly D'Angelo x Lindsey VanZandt
Peso-palha: Helen Peralta x Kay Hansen
Peso-pena: Audrey Drew x Holli Salazar