Porto da Barra: 100 kg de lixo são retirados do fundo do mar e da praia

Foto: Divulgação/Assessoria
Realizado no último sábado (24), o movimento “Praia Limpa é nossa onda”, em 6 horas de mergulho e caminhadas entre o Farol e o Porto da Barra, 100 quilos de lixo do local.
Entre os objetos encontrados, aproximadamente 1.000 bitucas de cigarro, dezenas de palitos de picolé, tampas de garrafa pet, canudos e espetinhos de madeira, além de muitas garrafas de água mineral e latinhas de cerveja. Todo material foi encaminhado a uma empresa especializada para separação do que pode ser reciclado e descarte adequado.
O Projeto Praia Limpa é uma iniciativa do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador), um dos principais operadores de entrada e saída de cargas do estado, em parceria com a Wilson Sons Rebocadores e Wilson Sons Agência, todas, companhias do grupo.
De acordo com a empresa, a ação tem o objetivo contribuir com a conscientização da sociedade para a importância de zelar pela vida marinha e limpeza das praias de Salvador.
Elísio Dourado, diretor da Wilson Sons Rebocadores, declarou que a empresa, que tem sede no Rio de Janeiro, vai adotar a ação nas praias cariocas. “É fundamental que todos tenham essa consciência, porque a gente trabalha no mar. O mar é nosso ambiente e a gente precisa cuidar dele”, avalia.
Idealizadora do projeto, Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, explica que pelo menos outras duas ações já estão programadas para ocorrer no primeiro semestre de 2019.
“Nosso desejo é praticar essa ação em outras praias do nosso entorno, espalhando a ideia em outros pontos da cidade. Acredito que, quanto mais gente mobilizada, engajada a fazer o bem, isso tende a reverberar no coletivo, contagiar as pessoas e conscientizá-las de que ao cuidar da natureza estamos cuidando de nós mesmos e do futuro das novas gerações”, conclui.
Através da hashtag #teconsustentavel, os participantes poderão compartilhar na internet o resultado da coleta e mobilizar mais pessoas a participarem das ações futuras.
Tecnologia do Blogger.