Serrinha: Amanhã é dia da Feira BIOSERTÃO


Acontece amanhã, dia 20.08, a Feira BIOSERTÃO, uma ação do Programa Escola Sustentável, que existe nas escolas da rede municipal de ensino desde o ano de 2017, e visa promover a integração entre a comunidade e a agricultura familiar. A feira será realizada na Escola Municipal Maria Áurea durante todo o dia. A abertura oficial acontece às 8h.

O principal objetivo é promover a educação nutricional, alimentar e ambiental. Nesse sentido foi montada uma programação intensa com atividades artísticas, jogos e brincadeiras. No local será montada uma central de coleta de pilhas e baterias para reciclagem. Também haverá uma feira para adoção de filhotes.

Ao longo do dia serão realizadas várias palestras com especialistas. Uma delas será às 10h15 com o engenheiro agrônomo e consultor do SEBRAE, Paulo Suassuna, que vai falar sobre “Uso da palma para a alimentação humana”. Quem quiser conhecer mais sobre alimentos saudáveis, haverá uma feira de agricultura familiar, com exposição e venda de produtos sustentáveis, troca de sementes crioulas e orientações técnicas de plantio.

Amanhã também será realizada a etapa final do Concurso Minichef Sustentável. O desafio é criar receitas utilizando produtos orgânicos. Também será realizada a final dos concursos Melhor Cozinheira na categoria “execução de um preparo do cardápio da alimentação escolar sustentável”; e o Melhor Preparo Sustentável, na categoria “criação de um prato para a alimentação escolar sustentável”. Todas as atividades são abertas ao público.

A Feira BIOSERTÃO é uma proposta idealizada pela Promotora Pública, Letícia Baird, com o apoio da Prefeitura Municipal de Serrinha. As Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente traçaram em parceria com o Ministério Público ações diversificadas visando atender a um público de alunos, professores e servidores da rede municipal de ensino, com ênfase nas escolas que possuem acompanhamento de saúde do Programa Escola Sustentável, representantes da agricultura familiar (agricultores) e comunidade local.

A BIOSERTÃO também será realizada em outros municípios da Região Sisaleira: Biritinga, Barrocas e Teofilânida.

Cartilha PNAE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação produziu a cartilha: “Alimentos Orgânicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): da produção à utilização nos cardápios”. Nela constam informações como as vantagens e benefícios de se priorizar a aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos, como:
• alimentação livre de agrotóxicos evitando a exposição dos agricultores e familiares a substancias tóxicas e contaminação do consumidor;
• alimentos com maior valor nutricional;
• estímulo aos agricultores para produção, aumentando a oferta de produtos no mercado;
• aumento da demanda de mão de obra para as atividades, gerando mais postos de trabalho e/ou emprego e melhorando a renda da comunidade local;
• incentivo a remuneração mais justa;
• incentivo a diversificação da produção agrícola; incentivo a efetivação da segurança alimentar e nutricional.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br
Tecnologia do Blogger.