Serrinha: DPE desenvolve projeto de educação em direitos para adolescentes

Iniciativa se inicia com foco nos jovens e almeja expandir conhecimentos sobre garantias legais para outros públicos
Com o objetivo de fortalecer o conhecimento de jovens quanto aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Serrinha está dando início ao projeto Defensorando em Peso. A iniciativa visa difundir informações que auxiliem este público na prevenção contra violações das garantias que lhes são reservadas, a formação cidadã e destacar o papel que cumpre a Defensoria nestas questões.
Promovendo atividades lúdicas, palestras e rodas de conversa, nesta sexta-feira, 2, defensores públicos e servidores da DPE/BA foram ao Colégio Estadual Normal de Serrinha e o Instituto Federal Baiano – Ifbaiano. Na quarta-feira, 31, e ontem, 1° de agosto,  o projeto abarcou o Colégio Estadual Rubem Nogueira, o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal e o Centro Educacional 30 de Junho.
“Ainda existe um grau elevado de violações de direitos de crianças e adolescentes em Serrinha e um desconhecimento da população em geral a respeito de como acessar a rede de proteção”, comenta o defensor público Victor Rego, que atua na cidade e é um dos idealizadores do projeto.
De acordo com Victor Rego, a meta é realizar quatro oficinas por ano em cada uma das escolas de ensino médio da zona urbana. Além disso, um dos momentos do projeto consiste na análise dos resultados das oficinas e do grau de satisfação dos participantes, permitindo reformulações necessárias para aprimoramento da iniciativa.
“Nossa intenção é expandir este projeto de educação em direitos para outras áreas. Levá-lo para os presídios com educação em direitos na execução penal, para os conselhos de assistência social, os conselhos de proteção aos direitos do idosos. Nossa intenção é que futuramente ele se espalhe para todas as áreas de atuação da Defensoria”, explicou a defensora Kamile Costa Alves que também concebeu a iniciativa.
Também participaram do desenvolvimento e formulação do projeto, as servidoras Isabella Brito Rodrigues, Rafaela de Lima Pereira, Claudiane de Araujo Santana e Fernanda Souza da Silva. Além disso, foi previamente realizada reunião com integrantes da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente de Serrinha (CAPS, CRAS, CREAS, CRAM, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação), a fim de alinhar a atuação da DPE com as referidas instituições e convidá-las a participar do Defensorando em Peso.
Tecnologia do Blogger.