Bahia ultrapassa a marca de 15 mil curados do novo coronavírus

Foto: Reprodução / BNews

A Bahia registrou até esta segunda-feira (15) a recuperação de 15.850 pessoas do novo coronavírus (Covid-19). Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Segundo a pasta, ao todo são 37.620 confirmações da doença em 357 municípios baianos. Até o momento, 71.532 casos foram descartados e 20.625 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os primeiros pacientes, tratados no hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, começaram a receber alta na quinta-feira (11). Júlio Souza, 50 anos [foto], e Raimunda Cruz, 65 anos, foram os primeiros a vencer a batalha contra a doença.
O apresentador José Eduardo também se curou da doença. Nesta segunda (15), ele voltou ao comando do Balanço Geral, na Record TV Itapoan, após ficar 15 dias afastado. “A Covid tentou, mas não venceu, volto com mais força com mais saúde”, afirmou o apresentador.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera, no caso dos doentes confirmados por critério laboratorial, que estão recuperados aqueles que tiveram dois resultados negativos para SARS-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves de covid-19, a OMS estima que o tempo entre o início da infecção e a recuperação dure até 14 dias.
O Ministério da Saúde informa que, no caso do Brasil, o número de recuperados considera os dois critérios da OMS. De um lado, entram na conta pacientes com infecções mais graves que foram internados e passam por novos testes para identificar se o vírus continua ativo no organismo. Do outro, estão os pacientes com casos leves, que entram na conta de recuperados quando não apresentam mais os sintomas após 14 dias do início da infecção.
Tecnologia do Blogger.