Justiça Eleitoral concede a Adriano Lima direito de falar em rádios em Serrinha

Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (9), a Justiça Eleitoral concedeu ao prefeito e pré-candidato à reeleição Adriano Lima o direito de falar nas rádios Regional AM 790, Continental AM 1330 e Morena FM 97.9.

A ação foi requerida pelo Partido Progressista (PP) devido ao fato desses veículos de comunicação não estarem tratando com igualdade os pré-candidatos a prefeito do município de Serrinha-BA, uma vez que as emissoras realizaram entrevistas apenas com os pré-candidatos Osni Cardoso e Vardinho Serra, deixando Adriano Lima de fora, negando a ele o direito de manifestação, numa atitude de flagrante parcialidade das já mencionadas rádios.

Na decisão judicial fica evidente que as emissoras deram vantagem aos então  pré-candidatos Osni Cardoso e Vardinho Serra, causando prejuízo ao pré-candidato Adriano Lima. Sendo assim, por determinação judicial, as rádios têm o prazo de até 02 (dois) dias para agendarem entrevista com Adriano Lima, a fim de que ele ocupe o mesmo espaço na programação normal, bem como nos mesmos horários e por igual número de vezes concedido aos demais pré-candidatos, com base no princípio da isonomia (igualdade).

Se a determinação não for cumprida, as rádios serão multadas e, se for necessário, o pré-candidato Adriano Lima poderá usar reforço policial para que tenha o seu direito assegurado.

As emissoras de rádio Continental, Morena e Regional estão proibidas de veicular novas entrevistas e debates com pré-candidatos das eleições 2020, na cidade de Serrinha-BA, se não garantirem a todos os concorrentes o mesmo espaço e igualdade de direitos, agendando, previamente, as entrevistas com as assessorias.

Em suas contestações, as emissoras Rádio Continental AM e Rádio Morena FM alegaram que jamais deram tratamento diferenciado a qualquer pré-candidato e que jamais foi negado espaço de manifestação em suas programações a Adriano Lima, contudo, não foi isso que a Justiça entendeu e não é esse o sentimento da população do município.

Na cidade o que se comenta é que Osni Cardoso e Vardinho Serra transitam livremente pelas emissoras de rádio e que estas estão claramente promovendo perseguição política a Adriano Lima, tentando influenciar no resultado das eleições, inclusive lhe negando também o direito de sequer poder se defender de ofensas por várias vezes emitidas pelos pré-candidatos no espaço dado pelas rádios.

Sabemos que as rádios possuem concessão pública e não podem  transformar o jornalismo em verdadeira panfletagem, demonstrando parcialidade, autoritarismo e total desrespeito pela população, que tem o direito de obter informação com o mínimo de credibilidade, trazendo ainda vergonha ao jornalismo sério e comprometido.
Tecnologia do Blogger.