Fogo consumiu vegetação e assustou moradores da região do Umbuzeiro e Retirada no município de Barrocas

Foto: Reprodução/leitor do JNV

 Na tarde desta quarta-feira (07), o incêndio ainda com causas desconhecidas, consumiu grande parte de pastagem em propriedades rurais na região do Umbuzeiro, Retirada e imediações da Fazenda Repente, já próximo à sede do município de Barrocas.

Segundo informações de moradores da região e de pessoas que ajudaram a apagar as chamas, o incêndio começou próximo ao Povoado de Umbuzeiro, se alastrando rapidamente e atingindo as propriedades nas proximidades da Retirada, seguindo até próximo ao Repente, onde foi controlado com ajuda de caminhões pipas e participação da Brigada de Incêndio da FBDM - Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (Mineradora).

"O negócio foi sério aqui. Começou de cá do Umbuzeiro, saindo lá naquele curral de seu João Olegário, ali na entrada de Boa União e para minha casa, e vi dizer que foi parar lá no Repente", informou o conhecido Celso Coelho da Casa do Sertão.

Uma moradora da região relatou na página no JNV a tensão vivida durante o incêndio: "Foi muito assustador principalmente pra agente aqui pertinho", escreveu Vada Mota. 

Pessoas que passavam na estrada de terra sentido à Boa União por volta das 17 horas pararam para ajudar, registraram imagens e enviaram ao JNV relatando sobre o incêndio: "muito fogo aqui consumindo a vegetação", relatou o comerciante José Rubem Santiago Filho, conhecido Rubinho da TR Design. O pai dele o senhor Rubem, ajudou na frente de trabalho que apagou as chamas.

Filho do proprietário da fazenda mais atingida (80% de pastagem consumida), Natan Queiroz disse que três caminhões pipas foram utilizados no combate às chamas, além do veículo da mineração. Quando os Brigadistas chegaram, moradores, proprietários de terras da região e populares, já haviam controlado as chamas, porém eles atuaram com ação preventiva, evitando que novos focos surgissem, esfriando o solo com bastante água, vistoriando a área atingida. 

Tecnologia do Blogger.