Serrinha detecta foco do vírus da Raiva Bovina e reforça importância da vacinação

Rebanho em uma fazenda no município - Foto: Reprodução

 A Prefeitura de Serrinha por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e ADAB informa a população sobre a detecção de foco do vírus da Raiva em Bovinos no município de Serrinha. Importante salientar que haviam 40 anos que não eram notificados casos de Raiva no município.

A raiva é uma doença fatal causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central dos mamíferos levando a morte e gerando enormes prejuízos na pecuária, além disso pode afetar os seres humanos, por isso é considerada uma Zoonose de importância na saúde pública.

O principal transmissor da raiva nos bovinos, equinos, caprinos e ovinos é o morcego hematófago. O morcego infectado transmite a raiva por meio da sua saliva quando se alimenta do sangue dos animais.

Os animais doentes apresentam os seguintes sintomas: Isolamento do resto do rebanho, dificuldade para engolir ou defecar, dificuldade em ficar em pé, andar cambaleante e paralisia dos membros posteriores e morte.

A melhor maneira de controlar a raiva é por meio da VACINAÇÃO ANUAL dos animais. Após vacinação do rebanho o criador deve declarar a vacinação na ADAB.

Atenção: Se algum animal apresentar qualquer suspeita de raiva, o criador deve isolar o animal do restante do rebanho, não manipular o animal nem consumir sua carne e procurar imediatamente a ADAB para notificação do caso e investigação.

Tecnologia do Blogger.