Boletim da Fiocruz aponta alta de mortes de idosos por Covid-19

Foto: Bruno Concha/Secom

 O boletim mais recente do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quinta-feira (19), aponta que de cada dez mortos pela Covid-19 no Brasil atualmente, quase sete são idosos. De acordo com o documento, isso se deve ao avanço da vacinação entre as pessoas mais jovens e ao fato de o vírus continuar circulando intensamente no País.

Na semana 23, entre 6 e 12 de junho, a proporção de idosos entre o total de internações por Covid-19 era de 27,1%. Agora, nas semanas 31 e 32, de 1º a 14 de agosto, o porcentual é de 43,6%. No caso dos óbitos, comparando com a mesma semana 23, o salto foi de 44,6% para 69,2%. O aumento de infecções e óbitos entre idosos já vacinados levou o Ministério da Saúde a avaliar a aplicação de uma 3ª dose em grupos mais vulneráveis.

Outro destaque é que pela 8ª semana consecutiva, foi observada redução do número de casos, internações e óbitos no País. A taxa de mortalidade geral do Brasil diminuiu 0,9% ao dia, enquanto a taxa de incidência de casos de covid foi reduzida em 1,5% diariamente. O Rio de Janeiro, no entanto, vai em direção inversa à tendência, devido ao avanço da variante Delta.

Tecnologia do Blogger.