Cervejaria de Serrinha é pioneira no envase em latas na Bahia

O cervejeiro da Aguste, Márcio Oliveira, e seu sócio e irmão, Vinícius Oliveira  - Fonte: Cervejaria Aguste

 Serrinha é um município da da Bahia com quase 100 mil habitantes, que fica a 170 km de Salvador. No meio cervejeiro, a cidade vem se destacando por conta da cervejaria Aguste, que além de produzir bons rótulos é a única fábrica com MAPA que envasa em latas no estado. “Começamos com o envase em latas no ano de 2021. Nossa capacidade de envase é de 350 latas por hora e, tranquilamente, mil litros por dia”, disse o sócio da Aguste, Vinícius Oliveira. “No momento, só estamos atendendo cervejarias ciganas; porém, a partir do próximo mês de março, começamos a envasar em latas as nossas cervejas, que atualmente servimos apenas nas torneiras. Estamos abertos a outras cervejarias que queiram envasar com a gente”, complementou.

Fábrica da Agsute em Serrinha (BA) - Fonte: Cervejaria Aguste

Segundo Vinícius, além do envase em latas, todo o processo de pasteurização da cerveja também pode ser feito na fábrica da Aguste, bem como a parte de impressão de rótulos e outras informações que devem contar na lata. A máquina para envase trabalha com todos os formatos de lata, de 269 ml ate 710ml; a única ressalva é que a tampa precisa ser do padrão CDL. De acordo com Oliveira, a cerveja sai pronta para a venda. “Temos duas alternativas. Primeiro, a cerveja pode ser feita e envasada aqui na fábrica. Porém, temos alguns parceiros que pretendem envasar poucos litros, por isso eles preferem trazer a cerveja já embarrilhada e fazer o envase em lata com a gente. Neste caso, deixamos o barril na câmara fria para estabilizar a cerveja, depois passamos para o fermentador e envasamos na lata. Estamos trabalhando em parceria com colegas de Salvador e Lauro de Freitas para a aprimorar este processo, fazendo ajustes no equipamento para transferir a cerveja direto do barril para as latas”, explicou Vinícius.

Fizemos a prova de um dos rótulos produzidos na Aguste, a Cabruca, uma English IPA , feita em parceria com a cervejaria cigana Natucoa, de Ilhéus-BA. A Cabruca é uma cerveja na coloração âmbar, com média formação de espuma, álcool e amargor moderados (5,7%ABV e 42 IBU). Seu aroma combina notas de cacau, rapadura e caramelo. Por ser uma cerveja bem maltada, o sabor caramelo permanece na boca junto do cacau, lembrando também os famosos chocolates de Ilhéus. A Cabruca pode ser encontrada em Salvador na loja Bocapiu.

Cerveja Cabruca, uma English IPA envasada na fábrica da Aguste - Foto: Luiz Adolfo Andrade

Via: Lupulado

Tecnologia do Blogger.