Como ter esperança em tempos incertos? Por: Jorge Luís
Novamente o Covid-19 começa a tomar uma grande proporção mundial, e mesmo com a baixa no índice de mortalidade, os novos casos vêm batendo novos recordes mundiais. De fato, estamos vivendo um tempo de incertezas.
Em toda parte do mundo, o assunto é discutido, sobretudo na Internet e eis aí um grande problema que é a falta de sensibilidade com o próximo, a cada instante nós vemos comentários sobre a pandemia que acabam gerando uma ansiedade em todos os internautas. Para aqueles que já sofrem com a ansiedade e a depressão, tais comentários são gatilhos que disparam a cada momento, gerando assim uma grande pressão psicológica que pode levar ao suicídio que também é um dos acontecimentos crescentes nos últimos anos.
O mundo inteiro está passando por essa dificuldade juntos, e sabemos que é difícil lidar com essa realidade que mesmo sendo existente, nos causa medo, gerando insegurança e desconforto.
Diante dessa realidade, podemos nos questionar:
Como enfrentar tudo isso?
A minha resposta é essa:
"Só conseguiremos vencer tudo isso amando, começando
pelo amor próprio até o amor ao próximo. Talvez o segredo para o fim desta
terrível pandemia está no exercício diário do amor. Será que se nos amássemos de verdade estaríamos
colocando a nossa vida em risco? E a vida do outro, não importa?
Essa atitude deve começar de forma particular em cada um de nós, é preciso colocar a mão na consciência para entender que também nós somos culpados, e infelizmente, tantas vidas foram ceifadas por não compreenderem o amor em sua totalidade, por não cuidarem de si, como também do próximo. Por isso, repito o que disse anteriormente: precisamos de mais amor! Só assim conseguiremos enfrentar as dificuldades do tempo presente."
Outro ponto que destaco, é sobre as pessoas que usam a Internet como objeto de tortura psicológica. Precisamos ter cuidado com aquilo que assistimos, compartilhamos e comentamos. Atrás de uma simples tela de um celular, Tablet ou Notebook, existe uma vida, que nem eu nem você sabemos o que ela está passando. Talvez as nossas palavras sejam motivo para grandes feridas, medos e sentimentos. Por isso, antes de comentar qualquer coisa questione sobre os efeitos que aquilo pode causar na vida de alguém.
Em tempos como esse, precisamos lembrar que a vida é única, e que só temos uma única chance de viver. Tudo isso vai passar, e você vai lembrar que foi forte, que não enfrentou isso sozinho. E que foi através do exercício do amor que a sua dor foi ressignificada.
Por fim, vale a pena relembrar que a pandemia não acabou, e que estamos expostos a um vírus que ameaça a vida. Use sua máscara sempre que sair de casa, lembre do seu álcool em gel, e não se esqueça da vacina, pois até aqui, ela foi a nossa segurança.
Jorge é um
jovem natural da cidade de Serrinha, atualmente ele tem 23 anos e em suas redes
sociais ele compartilha palavras de motivação, coragem e fé.
Instagram:
@jorgeluislopesl