Os alimentos que deve ter sempre em casa para controlar o colesterol

Foto: iStock

 O consumo de alho e de peixes gordos pode ajudar a diminuir a absorção de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) - o 'mau da fita' - pelo organismo.

Isto porque o alho tem alcina, um componente ativo que ajuda à redução do 'mau' colesterol, e os peixes  gordos, como o salmão, sardinha, arenque e cavala, são ricos em ácidos gordos essenciais ômega-3. Segundo a Mayo Clinic, estes podem ajudar a reduzir os triglicéridos - gorduras que são uma espécie de 'reserva de energia que o nosso organismo retira das calorias que ingerimos 'a mais' - bem a pressão arterial e o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.

Devemos ingerir, pelo menos, duas porções de peixe por semana, para manter o coração saudável, de acordo com a American Heart Association. 

Além da ingestão destes alimentos, a British Dietetic Association recomenda a leitura atenta dos rótulos dos alimentos. Já os especialistas do sistema nacional de saúde britânico chamam a atenção para a importância do consumo de fibra e sugerem que troque as gorduras saturadas pelas gorduras insaturadas provenientes, por exemplo, de azeite, frutos secos, peixe e abacate. 

Tecnologia do Blogger.