VÍDEO: "Será que é política a decisão?", questiona Varela sobre Rui liberar público
O apresentador e radialista Raimundo Varela falou nesta segunda-feira (21) sobre o decreto publicado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), no último sábado (19), no qual tirou a limitação de público em eventos em todo o estado. A medida é válida para shows, jogos de futebol e eventos em geral, como formaturas, casamentos e congressos.
A decisão vem em um momento polêmico, já que Rui Costa resistiu por um longo período aos apelos dos profissionais das áreas do turismo e de entretenimento, que viram não só as grandes festas como Carnaval e São João sem canceladas, mas também os pequenos eventos musicais, peças de teatro, entre outros.
Além disso, um decreto ampliando de 5 mil para 8 mil e a liberação de 50% do público nos estádios já havia sido publicado recentemente, no último dia 8 de março.
"A pergunta ao governador Rui Costa (PT): onde anda a coerência nas decisões? Porque o senhor sofreu pressão o tempo todo para abrir e não abria, e agora liberou geral porque? No momento difícil, com 304 mortes no Brasil por Covid, e a China botou dentro de casa 40 milhões de chineses, onde estão vivendo o pior surto da história da China. Começou por lá e agora dobrou por lá", comentou Varela.
Além de ter sido uma surpresa para os trabalhadores da área de entretenimento, a decisão também pegou a classe política de surpresa, o que deixou muita gente irritada. Isso porque está prevista para esta sexta-feira (25) uma visita do ex-presidente Lula a Salvador.
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) ironizou a decisão do governo de autorizar a realização de eventos sem limite de público e atacou o governo.
"Não teve justificativa técnica do setor de eventos e turismo que fizesse o governo liberar o limite de público. Basta Lula anunciar que vem a Bahia que o Covid acabou. É o milagre da multiplicação do público nos eventos rs", postou Correia, no Twitter.
O vereador Daniel Alves (PSDB) também confrontou o governador da Bahia. "Mais uma vez o governador mostrou que nunca foi decisão técnica, os motivos sempre foram políticos. O governador decidiu retirar o limite de público nos eventos em um momento bastante conveniente, e já planeja com seus aliados a realização de um evento eleitoral", diz trecho de postagem feita no Instagram.
"Por qual motivo o governador Rui Costa não permitiu o aumento de publico há algumas semanas atrás e hoje autorizou a liberação geral de público nos eventos? REPITO: Com indicadores técnicos similares", completou o vereador do PSDB.
Raimundo Varela aproveitou para fazer um questionamento a Rui Costa: "Será que é política a decisão, porque o candidato do PT vem à Bahia essa semana? E aí liberou geral? Estou perguntando, não estou afirmando. Perguntar não ofende!", questionou.
Confira o vídeo: