Cirurgiões têm melhor desempenho ao som de AC/DC, revela estudo

AC/DC - Foto: Reprodução

 Já pensou em passar por uma cirurgia ao som dos sucessos da banda AC/DC? Um estudo publicado na revista científica Langenbeck’s Archives of Surgery afirma que, em volume correto, as músicas do grupo podem melhorar o desempenho dos cirurgiões.

Os pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, acompanharam cirurgiões iniciantes em um treinamento de procedimentos bastante sensíveis chamados de laparoscópicos, e que devem ser executados com maestria.

Ao explicar o estudo, eles escreveram: “A música é frequentemente tocada em centros cirúrgicos. Na literatura, os efeitos da música sobre cirurgiões são controversos. Nosso objetivo foi investigar o efeito de diferentes gêneros musicais e amplitudes na performance laparoscópica”.

Na publicação, a pesquisadora Cui Yang explicou: “Nossos resultados mostram que tanto o soft rock quanto o hard rock podem melhorar o desempenho do cirurgião. Para o hard rock, o efeito positivo foi especialmente perceptível quando a música foi tocada em volume alto”.

Os participantes foram colocados em três situações: sem música, com música em volume médio (45–50 decibéis) e em volume alto (65–70 dB). Nas vezes em que o soft rock dos Beatles e o hard rock do AC/DC foram tocados, os resultados melhoraram.

Com o sucesso dos Beatles em volume médio, os participantes foram mais rápidos, mais precisos na sutura. Em comparação com sem música, a pontuação total foi melhorada. Este efeito positivo foi perdido se o soft rock fosse tocado em alto volume.

Já com o rock de AC/DC em volume médio, os participantes se destacaram na rapidez e tiveram cortes de precisão em comparação com sem música.

Tecnologia do Blogger.