Ipespe aponta vantagem de 10 pontos de Lula sobre Bolsonaro no primeiro turno

 A pesquisa foi realizada com 1.100 pessoas, por telefone, entre os dias 14 e 16 de setembro.

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Pesquisa divulgada hoje (17) pelo Instituto Ipespe em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral, com 45% das intenções de voto no cenário estimulado, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 35%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que obteve 5%, já que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos.

Também pontuaram Felipe D'Ávila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), ambos com 1% das menções. Os demais candidatos — Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) — foram citados, mas não alcançaram 0,5% do total. Indicaram voto branco ou nulo 3% dos entrevistados, e não souberam responder outros 2%.

Em comparação com a edição anterior da Ipespe, divulgada em 10 de setembro, o petista foi de 44% para 45%, enquanto Bolsonaro foi de 36% para 35%. As variações acontecem dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi realizada com 1.100 pessoas, por telefone, entre os dias 14 e 16 de setembro, a um custo de R$ 46.200,00 e nível de confiança de 95,45%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-08883/2022.

Tecnologia do Blogger.