Defesa Civil Nacional reconhece calamidade em cidades baianas

 As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de calamidade pública em cinco municípios brasileiros. Eles eles, estão três cidades baianas do centro sul do estado: Vitória da Conquista e Cândido Sales, castigados pelas chuvas no último mês, e Presidente Jânio Quadros, que sofreu com o período de estiagem.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (5). Além das três cidades baianas, Quixadá, no Ceará, e Umarizal, no Rio Grande do Norte, também aparecem na lista.

No último dia 15 de dezembro, a prefeitura de Vitória da Conquista decretou estado de emergência por causa do temporal que atingiu a região. A cidade teve casas, estabelecimentos comerciais e ruas alagadas. O volume de água foi tão elevado, que carros e motos chegaram a ser arrastados pela correnteza no centro da cidade. Cidade vizinha, Cândido Sales também foi atingida pelo temporal.

As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Tecnologia do Blogger.