Lula relança Farmácia Popular. Beneficiários do Bolsa Família passam a ter acesso gratuito a 40 medicamentos

Presidente ampliou rol do programa, incluindo medicamentos voltados para a saúde da mulher.


Foto: Google Imagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou nesta quarta-feira (7), o programa Farmácia Popular. Com a reformulação, a iniciativa vai oferecer, via Sistema Único de Saúde (SUS), os 40 tipos de remédios disponíveis de forma gratuita aos beneficiários do programa Bolsa Família. O Farmácia Popular foi criado no primeiro governo Lula, em 2004.

Atualmente, as medicações disponíveis no Farmácia Popular são divididas em duas categorias. Uma parte da lista é gratuita e a outra tem desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais. Segundo o portal g1, com a mudança, entre os medicamentos que passarão a ser gratuitos para quem recebe o Bolsa Família, estão: quatro anticoncepcionais; dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson; três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol; três alternativas para controle da rinite; fraldas geriátricas.

O evento de relançamento do programa contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em uma cerimônia realizada em Recife. O Ministério da Saúde liberou o cadastro de mais farmácias no programa e espera, até o fim do ano, ter a adesão de 5.207 municípios brasileiros, o equivalente a 93% do território nacional. Nas redes sociais, Lula disse que o objetivo com o programa é “atender a totalidade das pessoas que precisam no Brasil”.

Tecnologia do Blogger.